A doença de parkinson é um distúrbio neurológico do movimento, causada pela degeneração de uma pequena parte do cérebro chamada substância nigra. Conforme morrem os neurônios na substância, o cérebro torna-se privado do químico dopamina.
A dopamina é uma substância que tem como função conduzir impulsos nervosos para o corpo. Quando deixa de ser produzida em decorrência da doença, lenta e progressivamente gera um vazio entre a comunicação das células com o cérebro – o que afeta o funcionamento do corpo e causa tremores pela perda da função muscular.
Embora também apresente casos raros em pessoas jovens, o número de pacientes com parkinson é maior na terceira idade.
Alguns sintomas da doença de parkinson
Normalmente, os sintomas de parkinson podem afetar um ou ambos os lados do corpo, e o grau de perda de funções causada pela doença pode variar dependendo do caso, considerando:
Tremores involuntários em situação de repouso
Rigidez muscular
Lentidão de movimentos
Demência
Perda das expressões faciais
Dores musculares constantes
Constipação
Tratamento de parkinson
Infelizmente ainda não existe uma cura conhecida para o parkinson sendo o objetivo do tratamento prioritariamente, controlar os sintomas. Para isso, são usados basicamente medicamentos, ou em alguns casos pode ser necessária uma cirurgia.
O médico também poderá recomendar mudanças no estilo de vida do idoso, especialmente a inclusão de exercícios contínuo no dia a dia, utilizando o uso de corrimãos e utensílios adaptados para tarefas diárias. Em alguns casos, a terapia física também será necessária para melhorar o senso de equilíbrio.
Praticar atividade física e fazer exercícios regularmente também ajudam a preservar a qualidade dos movimentos.
Nosso Residencial é focado na qualidade de vida dos Idosos, fazendo com que eles sendo residentes ou não, envelheçam aproveitem seu tempo com qualidade! O que acha de fazer-nos uma visita? Teremos o maior prazer em te apresentar nossa proposta de cuidado e melhoria da qualidade de vida do seu familiar idoso, quer seja para moradia, quer seja para ele somente passar o dia conosco, interagindo com outros idosos e realizando atividades diversas!
Comments